Artigo: Vamos ler as Institutas da Religião Cristã?

Reforma e piedade

Neste ano de 2017 estamos comemorando os 500 anos da Reforma Protestante. E como sabemos, João Calvino foi um dos reformadores mais influentes. Sua “Magnum opus” – As Institutas da Religião Cristã, exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento da Grande Reforma.

Reconhecemos que o Brasil precisa de uma Reforma, e pela graça de Deus, temos visto em muitos lugares um retorno às Escrituras. Porém, há também muitos pseudoreformados que amam as especulações, que procuram por contendas teológicas, ao mesmo tempo em que não conhecem o caminho da piedade. Por isso, em muitos casos, olhando de fora, alguém pode até imaginar que ser reformado é ser arrogante e contencioso.

Porém, a Reforma é um retorno às Escrituras não só na doutrina e no culto, mas também na vida. Por isso, na medida em que buscamos por Reforma, devemos nos lembrar sobre este vínculo, entre a teologia e a piedade. Um recurso muito útil, para aprendermos sobre este vínculo, são as Institutas da Religião Cristã. Por isso, creio que devemos encorajar a leitura dessa grande obra da teologia reformada entre aqueles que desejam conhecer sobre a fé reformada ou aprofundar-se nesse conhecimento.

Perguntas para ajudar na leitura das Institutas da Religião Cristã

Porém, ainda que muitos tenham o desejo de ler as Institutas da Religião Cristã, ou até mesmo a possuam, por diferentes razões, sentem uma certa dificuldade para empreender essa leitura. Por isso, faz alguns meses eu iniciei um projeto no Youtube, chamado Guia de Leitura, cujo objetivo era fazer pequenos vídeos com explicações sobre as Institutas. Mas, devido a dificuldades com as gravações, o projeto foi interrompido, e ainda não tive condições de retomá-lo, ainda que pretendo fazê-lo a médio prazo.

Me sinto em dívida com aqueles que apoiaram o projeto do Guia de Leitura, e por isso, decidi fazer algo a curto prazo. Decidi apresentar uma série de perguntas e outros recursos que ajudem o leitor das Institutas a entender essa grande obra.

Minha pretensão é postar semanalmente algumas perguntas referentes a uma seção das Institutas. Assim, os interessados podem ler essa seção das Institutas, e por meio das perguntas que serão feitas, tentar encontrar os pontos mais importantes do texto.

Junto com as perguntas, pretendo oferecer também as respostas para que os leitores possam saber se estão indo na direção certa.

Espero que este recurso, que será oferecido aqui no Portal da Reforma, possa ser útil àqueles que desejam ler as Institutas. Se este é o seu caso, deixe um comentário.

Boa leitura!

Saudações em Cristo Jesus,
Elienai B. Batista, VDM

You might be interested in

  • Igor Oliveira

    Muito contente em saber que estará retomando o estudo nas Institutas!