Guia de Leitura: Coração de Pastor – Apresentação

Coração de Pastor

Uma das coisas que a igreja brasileira precisa recuperar urgentemente é uma compreensão bíblica não só sobre o governo da igreja por meio da pluralidade de presbíteros, mas também do pastoreio da igreja por meio dos presbíteros.

Em muitas igrejas, mesmo quando governadas por presbíteros, eles não se veem e não agem como pastores, e os membros também não os veem assim. Nestes casos, ficam confinados a assuntos administrativos, a reuniões, a comissões, etc. Em contrapartida o ensino bíblico a respeito do ofício dos presbíteros é que eles não só governam a igreja, mas também a pastoreiam.

Creio que a recuperação desta compreensão bíblica sobre a responsabilidade pastoral dos presbíteros, deve começar pelos próprios presbíteros e homens que estejam em treinamento para servirem neste ofício. Para isso, uma das melhores ferramentas que temos em português é o livro do pastor John Sittema, Coração de Pastor.

Coração de pastor, é um livro que deveria ser lido e estudado por todos os presbíteros (regentes e docentes). É um livro que não somente aponta para a responsabilidade pastoral dos presbíteros, mas que também ensina por que e como ela deve ser exercida biblicamente. Portanto, é uma excelente obra tanto para o treinamento de homens para o presbiterato, quanto para a reciclagem daqueles que já estão servindo no ofício.

Guia para a leitura e discussão

Por isso, na esperança de contribuir para a recuperação desta compreensão bíblica sobre as responsabilidades pastorais dos presbíteros, compartilho através do Portal da Reforma, recursos que tenho utilizado para promover a leitura e a discussão do livro Coração de Pastor, entre aqueles homens que desejam servir no ofício, ou que simplesmente desejam aprender mais sobre o trabalho pastoral.

Para desenvolver este programa de leitura e discussão do livro Coração de Pastor em sua igreja, recomendo que você siga os seguintes passos:

  1. Com a permissão e apoio do conselho da igreja, procure por homens que tenham interesse em estudar sobre as responsabilidades pastorais dos presbíteros;
  2. Uma vez que tiver um grupo de homens interessados, eles devem comprar o livro. Os recursos que pretendo oferecer pressupõe que os interessados possuem o livro;
  3. Com o livro em mãos, marque um início para o programa de leitura e discussão e acerte um dia específico para os encontros.

A dinâmica deste programa de leitura e discussão, consiste em:

  • Realizar previamente a leitura de um capítulo do livro;
  • Ter em mãos os recursos que ajudarão na leitura e discussão;
  • Com base na leitura realizada meditar sobre as perguntas que serão tratadas nos encontros;
  • Encontrar-se para a discussão do capítulo lido.

Eu dividi os recursos de acordo com os tópicos de cada capítulo. Desta forma você encontrará nos recursos de cada, os seguintes elementos:

  1. Instruções sobre o que deve ser lido;
  2. Perguntas que servem para chamar a atenção para os pontos principais e que podem ajudar o leitor a meditar sobre o assunto. Essas perguntas podem ser respondidas mentalmente, destacadas no livro ou escritas num caderno;
  3. Resumos ou destaques de certas partes da leitura;
  4. Perguntas para serem discutidas em grupo.
  5. Uma conclusão sobre o assunto estudado.

Quanto ao dia para os encontros, creio que uma alternativa sejam encontros quinzenais. O que oferece maior tempo para a preparação para cada encontro.

Quanto ao encontro em si, recomendo que tenham um moderador que possa conduzir as discussões de forma a controlar o tempo gasto por cada participante, a permanência no tema estudado, e a conclusão no horário acertado. Um moderador também é útil quando há posições diferentes em determinado assunto e os ânimos ficam mais acalorados.

Comunico que não pretendo responder às questões que são tratadas no programa de leitura e discussão. Geralmente as respostas podem ser encontradas no livro, de forma direta ou por inferência.

Fique atento as publicações do Portal da Reforma para acessar aos recursos para a leitura do primeiro capítulo do Coração de Pastor.

Por favor, caso você utilize este programa de leitura e discussão em sua igreja, me avise para que possa ter uma ideia da utilidade deste recurso. Sinceramente espero que seja útil e que isso resulte na glória de Cristo nosso Supremo Pastor.

Em Cristo,
Elienai B. Batista, VDM

You might be interested in