Artigo: Ociosidade

Neste pequeno artigo compartilho com vocês algumas anotações de meus estudos sobre o ensino bíblico a respeito do trabalho nos escritos de Calvino. Neste artigo quero falar sobre a questão da ociosidade.

Conforme Calvino destaca em seus escritos, o trabalho é a vocação de Deus para o homem. Antes de ter uma vocação específica (carpinteiro, etc), o homem é chamado por Deus a trabalhar. Portanto, quando o homem tendo para isso condições, não trabalha, ele peca contra Deus (erra o alvo). É por isso que as Escrituras condenam a ociosidade.

Vejamos agora o comentário de Calvino sobre alguns textos que tratam desse assunto.

Gênesis 2.15

Calvino disse que quando Deus colocou o homem no jardim do Éden para o cultivar e aguardar, Deus condenou a ociosidade.

Por isso, homem, e especialmente o homem cristão, deve rejeitar a ociosidade e abraçar sua vocação primária – o trabalho. Lutero disse que assim como o pássaro nasceu para voar, o homem nasceu para trabalhar.

João 9.4

Calvino disse que “quando vemos que temos pouco tempo de vida que nos é dado, tenhamos vergonha de ficar ociosos. Em suma, tão logo Deus nos ilumina em nos chamando, de mister nos é pormo-nos imediatamente a trabalhar, a fim de que a ocasião e a oportunidade nos não escapem.

Provérbios 10.4

Calvino disse com base no Sl 128, que se a bênção de Deus está sobre as mãos daquele que trabalha, a maldição de Deus está sobre a ociosidade. Ele ressalta que não só a Escritura demostra que o homem foi criado a fim de empregar-se em fazer algum coisa, mas que também que a própria natureza ensinou isso aos pagãos.

Portanto, quem deseja ficar isento dessa regra comum, deve ficar privado do sustento, que é o salário do trabalho.

2 Tessalonicenses 3.10,11

Comentando esse famoso texto sobre a ociosidade, Calvino diz o seguinte: “São Paulo condena os vadios e inúteis que vivem do suor alheio e, no entanto, comumente, com nenhum meio contribuem para ajudar o gênero humano”.

Agora vejamos o comentário de Lutero a esse texto: “Não é meu próximo aquele que não quer trabalhar e quer viver às nossas custas. Não se deve ajudar quem não quer carregar a responsabilidade do trabalho. Pois assim como meu corpo come e bebe e ainda trabalha, também meu próximo deve trabalhar. Deus não quer preguiçosos vadios, mas devemostrabalhar com dedicação e afinco, cada um em sua profissão e emprego. Assim Deus concederá bênção e sucesso ao que se faz”.

Mateus 25.27

Comentando a parábola dos talentos, Calvino diz que não haverá desculpas para os “que sufocam os dons de Deus e passam a vida na ociosidade”.

Portanto amados irmãos, cabe a todos nós ornarmos a doutrina de Deus, nosso Salvador, com trabalho fiel e diligente (Tt 2.9,10).

Para o homem isso significa, que se ele não tem um emprego, seu trabalho é buscar um trabalho ou preparar-se para ele (faculdade, curso técnico). Não deve dar descanso à sua alma enquanto não estiver cumprindo o que Deus ordena – trabalhar (Dt 5.13).

Enquanto não tem um trabalho remunerado, deve aproveitar as oportunidades para servir. Seja em casa, seja entre os vizinhos ou na igreja de Cristo. Só não pode ficar ocioso. A ociosidade é uma deturpação da masculinidade e um pecado contra Deus.

You might be interested in